∞ 2003 | 2023 ∞

 

 

RETROSPECTIVA é o macro-projecto que assinala, de forma mais crítica que celebratória, os 20 anos desde a estreia do tríptico de performances em espaços inusitados Vou A Tua Casa (2003) e os projectos educacionais, curatoriais, académicos e gastronómicos que, em diálogo tensional e (in)disciplinado, se lhe seguiram. Com a duração de três anos, o programa contempla reenactments, laboratórios experimentais, conversas, a publicação de dois livros-de-artista, entre outras actividades cujo objetivo central será a revisitação e consequente adensamento de temas, conceitos e operações já explorados, mas também a abertura de pontos de fuga para outras intensidades, antevendo prioridades futuras, novas agências e inusitadas colaborações. Operacionalmente, o projecto fará a compilação e reactivação quase-integrais do arquivo transdisciplinar de objectos textuais, visuais e performativos produzido por Rogério Nuno Costa e colaboradores próximos (incluindo espectadores) ao longo das últimas duas décadas, mas também a construção de um novo edifício conceptual e performativo; uma nova série de três peças, criadas e apresentadas no/para o espaço do palco, irá sugerir a reescrita de uma narrativa memorial em torno da acidentalidade do percurso pós-Vou A Tua Casa, mas agora através do exercício queer da falha, da falta e da invisibilidade, contrariando (quiçá intensificando) o discurso celebratório das restantes actividades. Subintitulado Psicobiografia de um Herói Perdedor, o tríptico tentará dar resposta/s à inevitável questão: pode o projecto Vou A Tua Casa (e, no limite, o seu criador) reconciliar-se com o espaço do palco que há duas décadas, tragicamente, recusou? Uma narrativa meta-ficcional e epistolar, em três andamentos, onde as questões da intimidade, privacidade, representação, co-participação, memória, autoria, compromisso, quotidiano, domesticidade, relacionalidade, cuidado e co-laboração, obsessivamente trabalhadas pela trilogia Vou A Tua Casa, co-habitarão um novo edifício crítico e um novo enredo sacrificial, revelando as razões (mais ou menos) universais que explicam o hiato est/ético que muitas vezes afasta obras de artistas, artistas de públicos, públicos/artistas de instituições, e instituições de tudo o resto. Revendo e re-analisando um percurso de conquistas e realizações, assim especulando e perspectivando a possibilidade da sua continuidade futura, RETROSPECTIVA mapeará também “tudo o que terá corrido mal”; o que não correu, sequer; o que ficou por dizer, ou o que não deu para fazer; o que não devia ter sido dito/feito; o que se esqueceu, oprimiu, censurou, obstruiu, interrompeu; o que não nos deixaram dizer/fazer, ou o que não fomos capazes sequer de começar. O percurso e o seu negativo.


O arranque oficial do programa acontece no dia 21 de julho de 2023 no contexto do Festival Citemor. No palco do Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, será apresentada integralmente a Parte 1: Missed-en-Abîme (versão para palco da performance-instalação estreada em contexto de museu em 2021), seguida de um estudo introdutório para a Parte 2: Lamento Imenso, cuja estreia final terá lugar em 2024. Adicionalmente, será disponibilizado o livro-de-artista que dá o nome à trilogia: Psicobiografia de um Herói Perdedor. A trilogia ficará completa com a ‘Parte 3: Ulysses’ em 2025.




Mais info brevemente!



~~~

Projetos Associados:


Part I. Missed-en-Abîme (2021)

Part II. Lamento Imenso (2022-23)

Part III. Ulysses (2025)


Vou A Tua Casa (reenactment) (2023-24)


Condomínio (2024-25) (meeting-as-performance/dinner-performance/lecture-performance)


Multiversity (Year Four_Post-Production) (2024-25)


Casa (House) / Escola (School) (2024-25)


Comida (Food) (2025-26)


~~~


Re:TROpe-SPECTIVE_



Parceiros RETROSPECTIVA (2023-2025):

Teatro Nacional D. Maria II, projecto STAGES - Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, Teatro Praga, Circular – Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, Associação Bóia/Festival Paragem, Festival END, Centro em Movimento.






The End of the Beginning

Days
Hours
Minutes
Seconds

Rogério Nuno Costa is not making art anymore. He's an artist now.

Share by: